Reinventando o Color Picker

Se você faz qualquer tipo de trabalho gráfico no computador provavelmente deve estar familiarizado com o selecionador de cores, normalmente sob a forma de uma roda de cor ou um conjunto de barras, mas os conhecidos Color Pickers deixam apenas você escolher cores.

A escolha de cores para um projeto, muitas vezes pode causar terríveis dores de cabeça para não acontecer aquela mistureba colorida caso a escolha não tenha sido bem feita.

E como é possível fazer uma boa escolha?

Muitas vezes seguimos nosso “feeling”, misturando todo aquele vasto conhecimento que aprendemos, afinal existe toda uma teoria por detrás de cada cor, e saber sobre isso ajuda e muito na hora de definir quais delas serão usadas em cada trabalho.

E para nos ajudar a ganhar tempo neste processo existem alguns ferramentas interessantes com um novo enfoque aos tradicionais Color Pickers.

O Adobe Kuler (http://kuler.adobe.com) para quem não conhece é uma ferramenta online muito útil para usuários que necessitam fazer pesquisa de cores para projetos de desenvolvimento de sites ou projetos gráficos. Todo o menu é interativo, bastando apenas clicar e arrastar na paleta para obter informações acerca de tonalidades e que compartilha através de seus usuários as palhetas de cores.

kuler_online

E agora também disponivel pelo Widget via desktop.  ( baixe do site oficial )
kuler_desktop
Uma ferramenta desenvolvida em AIR que tem a mesma função e também compartilha as palhetas criadas pelos usuários. Os valores das cores são dados por valores hexadecimais.

ColoRotate ( http://www.colorotate.org ) em vez de círculos ou barras 2D, apresenta o ColoRotate um cone em 3D. No centro do cone é o espectro de cores. A Interseção que é o tom fica sobre o eixo-z. Você pode manipular cada um separadamente para ajudá-lo a chegar a sua cor. Você também pode misturar duas cores juntas.
colorotate
Uma vez que você selecionou algumas cores de sua paleta, você pode usar controles extras para modificar toda a paleta de uma só vez, como torná-lo mais quente ou movendo-a para uma determinada tonalidade.
Se você estiver procurando por um nova ferramenta para ajudá-lo a gerar paletas de cores, vale a pena conferir.

ColorBlender (http://www.colorblender.com) Com ele é possível construir paletas de cores com os tons que você quiser, ou ainda usar paletas de cores já prontas. O serviço permite que o  usuário faça o download de sua criação nos formatos .ACT ou .EPS, grave em código HTML ou RGB, ou ainda salvar, assim quando você voltar ao site poderá visualizar a paleta que gerou.
colorblender

Estas ferramentas permitem que você faça coisas como obter as principais cores de uma imagem, olha a cor através da paleta reduzida, exportar e compartilhar suas paletas entre outras cabe cada um escolher a que melhor lhe atende. Além disso, os sites tem muita informação sobre as cores e a teoria das cores.