O que é INBOUND MARKETING?

Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing ou o “novo marketing”, como também é conhecido, é uma estratégia não invasiva de marketing digital que tem como foco o relacionamento com o público. Ou seja, se baseia em ganhar o interesse natural das pessoas por meio de conteúdos relevantes e sinergia de diferentes canais e ferramentas do marketing digital, como blogs, otimização SEO e redes sociais.

Esta estratégia nasceu para se adaptar ao novo comportamento dos consumidores, que desejam ter cada vez mais o poder de decisão sobre o que querem ou não ver. E é principalmente dessa maneira que o Inbound Marketing se difere do Outbound Marketing, ou “velho marketing”, que tinha como foco principal a abordagem direta e interruptiva. Como eram por exemplo, os difamados pop-ups e as novas mídias de anúncios digitais, conhecidas como plataformas Ads, que vem se tornando cada dia mais competitivas e caras.

Anúncios em mídia paga requer um alto valor de investimento para se conseguir exposições relevantes e deixa o ROI (Retorno sobre Investimento) médio em torno de 9%.

Ações deste tipo são como se estivéssemos colocando um Outdoor na Av. Paulista em São Paulo, sem dúvidas este teria uma grande exposição visual, mas a qual preço? Uma área dessa importância tem um alto custo de investimento financeiro e limita a ação há um curto espaço de tempo.

De fato será uma ação de impacto que trará uma grande exposição da sua marca, produto ou serviços, mas quantas destas pessoas seu anuncio ira reter como cliente? Não temos como mensurar assertivamente esse número.

Existem questões importantes para uma análise financeira sobre os investimentos aplicados em ações de publicidade, e não simples métricas de alcance, por exemplo: – será visto por mais de 1,5 milhões de pessoas diariamente.

O Inbound Marketing nos permite responder com dados efetivos questões como:
– Quantas pessoas, realmente chegaram até você através do seu anúncio?
– Quantos destes Leads tem real interesse na sua empresa?
– Qual a maturidade deste Lead para adquirir o que você esta fornecendo?
– Quantos se tornaram um cliente efetivo?

Tudo isso deixando o seu comercial mais próximo de fechar uma venda com ações que se baseiam apenas no relacionamento pessoal, entendendo o que seus clientes buscam e de que forma eles as buscam.

Trabalhando o relacionamento com o público desta maneira, o Inbound Marketing alcança ótimos resultados nas taxas de conversão, proporcionando fidelização e aumento do ticket médio por compra. E tudo isso, com um investimento muito menor comparado ao marketing tradicional.

Como o Inbound Marketing trabalha o interesse do público

Com sua abordagem não invasiva, o Inbound Marketing faz com que seus conteúdos sejam encontrados onde e quando as pessoas mais precisam.

Isso porque os conteúdos oferecidos têm foco educativo, auxiliando o público com seus problemas. Desta maneira, inicia-se um relacionamento a longo prazo que trará ótimos frutos.

Entre os principais pilares utilizados para a prática do Inbound Marketing estão a otimização SEO, o marketing de conteúdo e a presença nas redes sociais, que trabalham de maneira convergente para envolver a atenção do público da maneira mais assertiva possível.

Content Marketing

Como estruturar ações de Inbound Marketing para atrair leads

Como o conteúdo relevante é o principal recurso da estratégia Inbound Marketing, é essencial que sua empresa conheça muito bem seu público para abordar os assuntos que sejam interessantes.

Esses perfis serão resumidos em personas, uma idealização do cliente perfeito que tem em si as principais características pessoais de seu público principal. Com a criação dessas personas, você terá maior domínio no tom verbal dos conteúdos, garantindo consistência na comunicação.

Desta maneira, seus conteúdos terão maior impacto para gerar interesse no visitante e leva-lo à jornada do comprador, chamada também de funil de vendas, onde há o amadurecimento do cliente até que a compra seja realizada.

A jornada do comprador é constituída por 4 fases:
Atração, Conversão, Relacionamento e Encantamento. 

Atração: Usa-se, principalmente, o blog para a distribuição de conteúdos relevantes para seu público. Deve responder a 80% dos conteúdos, já que é a principal porta de entrada para os seus clientes na estratégia Inbound Marketing.

Esses conteúdos devem ser otimizados com SEO para favorecer as buscas orgânicas (não pagas) do Google, serem divulgados com links patrocinados para direcionar visitas e republicados nas redes sociais.

Conversão: Depois de atrair o máximo de visitantes, é preciso oferecer conteúdos ricos, como, ebooks, infográficos, estudos de caso e testes gratuitos. Este material será disponibilizado em uma landing page que terá formulários onde os visitantes deixarão seu contato. É neste momento que o visitante comum será convertido em lead.

Relacionar: Esta é a fase em que você amadurecerá o interesse dos clientes. Com o auxílio da automação de e-mail marketing, seus leads receberão conteúdos conforme seus principais interesses. Essa automação irá gerar métricas que identificarão o quanto o lead está próximo de se tornar um comprador.

No momento em que o time de marketing identificar o interesse suficiente do lead em realizar uma compra, o contato desse lead é enviado ao setor de vendas para que o processo seja concretizado.

Encantamento: O Inbound Marketing é focado no relacionamento, por isso, é essencial que a nutrição do lead não pare quando uma compra for efetuada. É essencial um trabalho cuidadoso de pós-venda. Para isso, sua empresa poderá utilizar pesquisas de satisfação e conteúdos personalizados, convidando o lead a ingressar novamente na jornada de compras e aumente seu ticket médio.

Quais resultados o Inbound Marketing trará para seus negócios

São muitas as vantagens de contar com a estratégia Inbound Marketing em sua empresa!

  • Aumenta, em média, 55% do tráfego de qualidade ao blog ou site

  • Custa até 62% menos do que técnicas de marketing convencional

  • Média de ROI com Inbound Marketing é de 275%

  • Todas as ações podem ser mensuradas, possibilitando a otimização dos investimentos

  • Fidelização por confiança, o que impulsiona a divulgação da marca

  • Aumento do ticket médio

  • Vantagem contra os concorrentes que só usam o marketing tradicional

Além disso, a estratégia de Inbound Marketing pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio.

Saiba como a yl3d ajudará sua empresa
a conquistar novas oportunidades com o Inbound Marketing.

Solicite um de nossos consultores.