Conquiste e retenha clientes durante a crise

O período de crise econômica traz consigo reavaliações estratégicas para conquistar e reter clientes. Por isso, estar presente no meio digital pode ser fundamental para a sobrevivência de sua empresa.

Entre os benefícios que o marketing digital traz, estão as possibilidades mais eficientes, duradouras e econômicas de nutrir a relação com seu público principal.

E uma das principais estratégias que compõem o marketing digital, é o marketing de conteúdo, que trabalha abordagens de alta relevância para conquistar o interesse natural do público, proporcionando confiança, fidelização e expandindo o alcance da marca.

É desta maneira que, mesmo em períodos menos favoráveis, será possível manter seu público interessado em seus produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, manter a busca por novos clientes que tenham interesse genuíno em seus produtos.

Abaixo, trouxemos algumas dicas valiosas para reforçar a importância das estratégias digitais que, com certeza, ajudarão sua empresa a conquistar e reter clientes mesmo em tempos de crise. Confira!

Por que manter presença digital consistente é tão fundamental para sua empresa

A popularização da internet teve um impacto direto na maneira como os clientes se relacionam com as marcas. Uma dessas principais mudanças está na maneira como as compras são decididas.

Antes de as pessoas tomarem qualquer decisão sobre o que, onde e porque comprarem algo, as consultas nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing) passaram a ser quase uma obrigação. Pois, é por meio dessas buscas que as informações sobre determinados produtos e serviços, bem como suas avaliações e a relevância de sua empresa serão consultadas.

Este novo comportamento trouxe a necessidade de uma readaptação completa por parte das empresas. As estratégias para a conquista do consumidor mudaram totalmente. Abordagens intrusivas deram espaço ao relacionamento com conteúdos que realmente tenham o propósito de ser relevantes para o público. Abaixo, temos dados que comprovam isso:

  • Segundo a TNS Research International, 90% das pessoas pesquisam na web antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
  • Já a PwC Brasil aponta que 77% dos consumidores brasileiros foram influenciados por conteúdos em blogs e redes sociais antes das compras.

Isso mostra o poder de estratégias ligadas à produção de conteúdos para alcançar o público e converter vendas. E tudo isso de uma maneira mais econômica, eficaz e mensurável do que o marketing tradicional.

Marketing de conteúdo para reter clientes

Como o marketing de conteúdo trabalha o relacionamento com seus clientes

O marketing de conteúdo alia uma estratégia eficaz para expandir sua marca e alcançar um público que realmente esteja interessado em seus negócios.

Entre as muitas vantagens desse tipo de estratégia, está a economia de 62% comparado ao investimento no marketing tradicional.

A aplicação do marketing de conteúdo tem como principal intuito auxiliar o público no momento em que ele mais precisar. Para isso, os conteúdos precisam ser desenvolvidos com o objetivo de ensinar e educar o público sobre determinados temas relacionados aos seus negócios, sem que sejam abordadas as vendas.

Como exemplo, imagine que você tenha uma loja de calçados com diversos modelos de tênis. Com o marketing de conteúdo, suas publicações poderão abordar temas como: “Quais os melhores calçados para o verão”, “Quais cuidados devem ser tomados para os calçados terem maior durabilidade”, entre outros assuntos relevantes.

Desta maneira, a produção de conteúdos de qualidade faz com que sua empresa seja vista como uma autoridade em seu nicho, gerando mais respeito e interesse do consumidor.

Para isso, o planejamento de conteúdos deve ser construído e distribuído com foco em alcançar as personas de seu negócio.

Essas personas são personagens fictícios que reúnem as principais características do seu público-alvo, o que facilita o planejamento de conteúdos realmente interessantes.

Após toda a distribuição de conteúdo, serão utilizadas ferramentas digitais que possibilitarão a análise e a correção do planejamento sempre que os resultados não alcançarem os objetivos propostos.

Como utilizar o marketing de conteúdo a favor de sua empresa

Comparado ao marketing tradicional, o marketing de conteúdo deve ser analisado como uma oportunidade de a sua empresa diminuir o custo de aquisição por cliente com investimento em mídia.

Isto porque o marketing de conteúdo pode ter alcance mais duradouro com relação às mídias pagas, pois, quando apresentam grande relevância continuam sendo encontrados e distribuídos por um longo período.

Entre os principais formatos de postagens utilizadas com o marketing de conteúdo, estão:

  • Postagem de Blog
  • Redes sociais
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Webinars
  • Tutoriais

Cada formato é direcionado à uma etapa diferente no interesse do público, trabalhando como iscas para a atração e conversão de cliente.

Para aumentar o poder de alcance, cada formato de conteúdo deve receber otimização SEO (Search Engine Optimization), que tem como função fazer com que os conteúdos sejam encontrados nas primeiras páginas do Google para atrair ainda mais visitantes.

O marketing de conteúdo é também parte principal do Inbound Marketing, uma estratégia completa que trabalha com produção de conteúdos para o conceito de funil de vendas, onde os visitantes são fisgados, convertidos em leads (clientes mais propensos às compras), recebem nutrição com postagens que despertem alto interesse até que estejam amadurecidos para realizar compras.

Mantendo presença consistente no universo digital e aproveitando as estratégias do marketing de conteúdo, sua empresa, certamente, terá ótimos resultados na conquista e retenção de clientes por um longo prazo e terá menos preocupações com os períodos de crise.

E então, sua empresa já está preparada para o marketing de conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!

Preparamos um ebook completo para você vencer a crise investindo de forma certa em marketing digital!

Baixe agora e comece suas novas ações