CONAPHP – 18/10 – Sábado

Primeiro dia da CONAPHP sobre a organização do evento nem irei abrir comentarios pois desde o inicio com os boletos emitidos com valor R$0,00 ate as 10:30hs da manhã e a falta de internet disponivel, todos ja sofremos com ela.

Foi dificil definir a salas que estaria presente ja que algumas palestras bem interessante estavam ocorrendo em salas diferentes e simultaneamente, não sei se alguem mais teve esta dificuldade. Eu defini com alguns amigos escolhas separadas e depois trocar os conteudos das palestras.

Começei meu evento com a Palestra do Helton Uchoa sobre Sistemas Corporativos ERP e GRP com Inteligência Geográfica, posso dizer que foi uma palestra bem esclarecedora apesar do conteudo ser bem complexo e amplo; Ucho conseguiu detalhar a importancia da utilização de dados GEO em Sistemas Corporativos e a integração e utilização do PostGIS.

Retornando do almoço PHP for Grown-ups: How 5.3 and 6 will chage your life com Andrei Zmievski que palestrou sobre as mudanças que estão sendo feitas para a nova versão do PHP a qual tera como grande iniciativa o suporte Unicode. A Tradução não estva das melhores e acabei por me virar com meu fraco inglês.

Uma fila enorme e muita gente para uma pequena sala precedeu a palestra de Flavio Gomes da Silva Lisboa sobre Desenvolvimento Rapido em PHP 5 com eclipse e Zend Framework.

Tinha decidido assistir a proxima palestra sobre CMS Flexivel – Desenvolvendo a estrutura de um Framework mas o João Henrique de Andrade Bruni começo a palestra lento sem ritmo e acabou desanimando boa parte das pessoas, estando incluso neste grupo troquei de sala junto com o pessoal e fui ate a palestra do Paulinho Michelazzo que falou sobre POG nunca mais! – Técnicas e macetes para o desenvolvimento em PHP sem duvida a palestra mais animada do dia o que acbou dando um gás no pessoal.

O último horario esta complicado e acabei optando por ver a palestra de Hardening – Segurança Local com André Nunes Sapucaia que demostrou algumas Tecnicas de Fortalecimento do Sistema Operacional e Vulnerabilidades comuns ao sistema Linux.

E amanhã o Evento continua …